Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Um novo começo

Sabem aquilo que dizem de "ano novo, vida nova"?
Bem, começámos um novo ano há bem pouco tempo, e nos entretantos eu tomei a decisão de atribuir uma nova vida a este projeto. Mas antes de aí chegar, comecemos por voltar um pouco atrás...

O Animalistic!! começou algures na Primavera de 2012, resultante de uma ideia que me veio à cabeça bem aleatoriamente uma tarde, enquanto reunia energia para lavar a loiça. A decisão de tornar essa ideia numa história foi praticamente imediata, e rapidamente deitei mãos à obra e comecei a desenvolver tudo. Na altura eu tinha 15 anos. Agora tenho 20.
Passaram-se cerca de cinco anos, meia década. Não é muito dentro da esperança média de vida de um ser humano, mas são dezenas de milhares de horas de crescimento constante. Dentro desse espaço de tempo, acabei a escola, mudei de casa duas vezes, passei por várias fases agora um tanto embaraçosas... e aprendi, aprendi imenso. E não é de admirar se vos disser que a minha mentalidade de há cinco anos atrás era bem diferente da que tenho atualmente.
E bem, mesmo com o passar do tempo, eu nunca desisti deste pequeno grande projeto. Cerca de meia década depois, ainda é algo que quero trazer ao mundo. No entanto, já não vejo isto da mesma maneira que antes.
Eu não era exatamente a melhor pessoa do mundo há cinco anos atrás, não era a mais inteligente, tolerante ou bem informada. E ainda não sou isso, mas aprendi muito entretanto e sou definitivamente uma pessoa melhor. E quando olho para o que postei neste blog no ínicio da sua existência definitivamente não me sinto muito orgulhosa. Aquilo que esta história era quando começou deixou há muito de refletir aquilo que eu sou atualmente. E tentar continuar aquilo que comecei há tanto tempo atrás tem-se tornado cada vez mais exaustivo e sem sentido para mim. Eu não quero fazer mais isto. Não assim. Eu quero começar tudo de novo.
Sim, eu podia simplesmente deixar este projeto de lado, mas eu adoro-o demasiado para o fazer. Há muita coisa que eu quero transmitir através desta história e das suas personagens. Mesmo com tudo o que mudou ao longo dos anos, a mensagem por detrás desta história ainda é algo que me diz muito. É uma celebração de tudo o que há de diferente e variado na nossa espécie. É uma reflexão profunda acerca do que realmente significa ser humano, e como o podemos aprender através daqueles que não o são. Ainda é um tema que eu quero sem dúvida explorar.

E, portanto, eu vou voltar ao início. Vou começar esta coisa toda de novo. Corrigir o que nunca esteve bem e tornar esta história mil vezes melhor.
Andava a escrever, sem muita vontade, o terceiro capítulo antes de tomar esta decisão. E acho que ainda o vou postar, mesmo incompleto, só para poder dar-vos qualquer coisinha antes de vos fazer esperar milénios por este novo começo.
Para aqueles que gostavam da história como era, não há qualquer razão para se preocuparem. Ela não vai mudar quase nada comparativamente ao que estava escrito. Porque, bem, eu não escrevi muito em primeiro lugar. Esse sempre foi o meu grande problema, mas a verdade é que começo a vê-lo agora como algum tipo de bênção. Porque se tivesse escrito já metade da história, é provável que não tivesse tanta vontade de a recomeçar. E ainda bem, oh, ainda bem que não cheguei a escrever certas coisas que há uns anos atrás me pareciam ser incríveis e hilariantes. AINDA BEM que procrastinei tanto durante estes quase cinco anos. Talvez fosse o Universo a ajudar-me a chegar até aqui.

E o que irei eu fazer agora, então? Bem, vou começar a planear tudo novamente. Vou redesenhar todas as personagens, porque evidentemente passado todo este tempo os designs delas já não me dizem muita coisa. Há muitos problemas que quero corrigir. Eles ainda serão os mesmos bebés bonitos de antes, mas serão bem mais diversos, mais variados, e terão mais em conta a aparência das suas contrapartes animais, e não apenas os estereótipos associados a elas combinados com a estrutura geral de um ser humano convencionalmente atraente. Ugh. O meu traço pessoal mudou muito desde então, e aquele estilo manga enjoativo que em nada se relaciona com esta história vai ser deixado de parte de vez também. Resumidamente, vai ser tudo bem melhor.
E depois há a história em si. Eu acho que cometi um grande erro quando resolvi começar a narrar isto desde o início dos inícios. E aqueles que me foram acompanhando conforme ia escrevendo o pouco que existe sabem o quanto eu lamentava ter que escrever ESTA PARTE INICIAL DA BUSCA PELOS ANIMAIS QUE NADA TEM A VER COM O PROPÓSITO DA HISTÓRIA E É SÓ DESNECESSARIAMENTE CHATA. Pois bem, essa parte toda será devidamente destruída, triturada, convenientemente amassada e aconchegada dentro de um saco de lixo e posteriormente lançada pela janela mais alta de um arranha-céus a 2000km/h em direção ao infinito. Apenas algumas partes de toda essa fase se irão conservar em convenientes e ocasionais flashbacks, e os básicos do que aconteceu serão provavelmente resumidos de vez no prólogo.
Portanto, esta nova versão irá bem mais direta ao assunto, e será quase exclusivamente focada nas personagens e interações entre as mesmas, que meio que era a ideia inicial. Quero procurar estabelecer uma relação de maior intimidade entre o leitor e as personagens, fazendo-as talvez narrar ocasionais porções dos capítulos. Será tudo cuidadosamente planeado e não diretamente despachado como da primeira vez.
E acho que isso é basicamente o que eu tinha a anunciar. Esperem também algumas eventuais remodelações no blog!

E enfim, se leram isto tudo até ao fim, os meus parabéns e obrigada por me aturarem. Se só saltaram até aqui na esperança de ler tudo resumido em três frases, azar. Voltem para trás.

Muito obrigada a todos os meus leitores pelo apoio que me forneceram até hoje, e espero que compreendam esta minha decisão e não se chateiem demasiado. Em breve trarei mais novidades, até à vista o/

2 comentários:

  1. Do que li parece que vou adorar, embora eu discorde na parte da procura dos animais, acho que o que estavas a fazer era bom, e que estavas a construir a cena com humor para depois nos dares a chapada final com todas as relações e dramas e afins associados, mas por outro lado tens um pouco de razão ao descartar, podes muito bem adicionar flashbacks, e poucas destas viagens que em nada adicionam a historia... Sim vou adorar o novo character design vai é dar-te um bom tempo de research para desenhares as personagens como queres, mas toda a historia precisa de uma pesquisa profunda associada a esta... Embora estar habituado ao estilo manga, concordo a mil % que não o utilizes!...
    Dicas/Sugestões: Podias fazer uma historia por arcos, e dedicar um arca a cada personagem ou conjunto dando lhes tempo para se desenvolverem na historia, afirmarem que relações ódio/amor/amizade tem naquele momento. Nao sei se me fiz entender ^^``...`
    Coisas que eu gostava de ter/ver: Como amante de drama, confusões, brigas, e ódios espero que existe drama, mas que a boa e santa comédia não falte também, e claro quero a minha bela Beatrice <3
    Boa sorte na historia! ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário detalhado!
      Epá, não se pode agradar a todos, né xD A situação é que por mais interessante que a fase da busca até pudesse parece aos leitores, não deixava de ser em grande parte irrelevante para o que vem a seguir, e era simplesmente exaustiva de se escrever. Mas ainda vai haver muita calma antes da tempestade mesmo sem essa fase, não te preocupes~
      Eu já tenho algumas ideias gerais de como quero redesenhar as personagens, acho que o que vai mesmo mais trabalho vai ser desenhá-las mesmo (com um grupo principal de mais de 20 elementos... ouch). Mas vai com certeza valer a pena!
      A história sempre esteve planeada basicamente por arcos individuais para cada personagem/grupo, que se iam desenvolvendo paralelamente ao enredo principal, também este dividido em fases. A nova versão seguirá uma lógica semelhante, mas há de ser bem mais estruturada!
      Confusões, brigas e ódio estarão certamente presentes, no problemo. E a comédia está sempre assegurada!~
      Enfim, agradeço-te mais uma vez por expressares a tua opinião, e espero que fiques atento ao que aí vem~

      Eliminar